Sede CONIF

2015

Localização:

Brasília, Brasil

Programa Funcional:

Corporativo

Ano:

2015

Área:

290 m²

Eduardo Sainz e Lilian Glayna Sainz

Autores:

Fotografias:

Edgard Cesar

O projeto para a sede do CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal – partiu de uma premissa objetiva: criar um espaço funcional, acessível e inclusivo.

A planta organiza de forma fluida os espaços de trabalho, debate e circulação. Auditório, salas de reunião e de videoconferência foram distribuídos com racionalidade, respeitando a hierarquia dos usos e o percurso dos corpos.

Foto: Edgard Cesar

A contenção orçamentária foi um dado de projeto. Todas as soluções, do desenho ao detalhe, foram pensadas com rigor e responsabilidade. Optou-se por materiais certificados e de alta durabilidade, com destaque para o aproveitamento de luz natural e ventilação cruzada.

Foto: Edgard Cesar

A linguagem brutalista presente no edifício foi absorvida e reinterpretada no interior: cimento queimado, concreto ripado, aço corten. A materialidade não é decorativa – ela ancora o espaço na paisagem arquitetônica de Brasília.

Foto: Edgard Cesar

Mais que uma renovação espacial, o projeto propôs um redesenho simbólico da identidade da instituição. Referências à arquitetura modernista da capital ajudam a inscrever o CONIF em um território reconhecível, sem perder o compromisso com o presente e com o que está por vir.

Foto: Edgard Cesar

Galeria

Próximo

Morada SAINZ, CASA COR