Janelas CASA COR Brasília

2020

Localização:

Brasília, Brasil

Programa Funcional:

Arquitetura Efêmera

Ano:

2020

Área:

15.000 m²

Eduardo Sainz e Lilian Glayna Sainz

Autores:

Fotografias:

Edgard Cesar

Foto: Edgard Cesar

A exposição Janelas, implantada no Parque da Cidade em Brasília, propõe uma reflexão sensível e coletiva sobre o habitar no mundo pós-pandêmico. Originalmente concebida pela CASACOR nacional, a proposta foi reinterpretada pela SAINZ Arquitetura com total autonomia projetual, indo da análise teórica à construção final.

A exposição transforma o espaço público em uma casa imaginária, onde as janelas se tornam portais de diálogo entre o íntimo e o coletivo.

Foto: Edgard Cesar

Foto: Edgard Cesar

No chão do parque, o contorno de uma casa foi desenhado: paredes, portas, janelas, tudo sugerido, nada fechado. A implantação propositalmente aberta convida à circulação livre, sem barreiras. Cada janela apresenta uma cena, uma narrativa, uma pergunta. Para compor esses múltiplos olhares, foram convidados arquitetos, designers e artistas locais, que ocuparam os espaços com interpretações próprias do “novo normal”.

Foto: Edgard Cesar

O projeto utiliza a transparência, o vazio e a sugestão como recursos projetuais. A arquitetura é apenas estrutura mínima: o essencial para sustentar as janelas, por onde o visitante “espia” diferentes realidades. Cada enquadramento é um convite à introspecção e ao diálogo, com o outro e consigo mesmo. O ambiente é o próprio parque: a cidade entra como cenário e contraponto.

Foto: Edgard Cesar

Janelas não foi apenas uma exposição, foi um manifesto urbano sobre o morar e o conviver. Ao romper os limites entre casa e cidade, intimidade e exposição, a mostra gerou uma experiência imersiva e reflexiva.

Foto: Edgard Cesar

SAINZ Arquitetura propôs aqui não respostas, mas perguntas que permanecem com o visitante: o que, afinal, define o nosso lar? Como habitamos o mundo, e a nós mesmos, depois do isolamento?

Galeria

Próximo

Casa Project